quinta-feira, 5 de agosto de 2010

I Fórum de Integração dos Conselhos Municipais de Foz do Iguaçu

O I Fórum de Integração dos Conselhos Municipais de Foz do Iguaçu ocorreu no dia 15/07/2010, no auditório do SESC. Participaram representantes dos diversos conselhos municipais de Foz do Iguaçu, PR, dentre eles: CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher); COPEFI (Conselho de Pastores de Foz do Iguaçu); CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social - Comissão Ampliada); CMTT (Conselho Municipal de Trânsito e Transporte); Conselho Municipal sobre Drogas; COMUS (Conselho Municipal da Saúde); COMTUR (Conselho Municipal de Turismo); Conselho Municipal do Trabalho; SENGE-CREA-PR (Sindicato dos Engenheiros e Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – PR); Conselho de Segurança; COMAD, bem como, representantes do Observatório Social e do Movimento Águas Grandes.

Com o intuito de nos conhecermos, os conselhos presentes realizaram apresentação das principais características de seus conselhos, trocaram experiências e tiraram dúvidas, bem como, visualizaram a importância de dar continuidade a esta proposta. Com essa definição, foram escolhidos os membros de uma Comissão Provisória que dará continuidade aos trabalhos para integração dos conselhos e o fortalecimento do controle social. Dentre esses trabalhos, foram defenidos os seguintes:

[1.] Realização de um diagnóstico para cadastrar tantos quantos Conselhos existam em Foz do Iguaçu, independente de serem constituídos por lei. Qual a situação destes se estão funcionando bem, ou precariamente ou mesmo inativos. Ver dias de reuniões dos conselhos ativos para que a Comissão Provisória participe destas reuniões para conversar sobre a proposta do Fórum, com os conselheiros dirigentes e ver adesão de cada um deles.
[2.] Definir prazo para um segundo fórum, como este, uma vez que o Dr. Joel de Lima ( representante da Itaipu), se propôs de dar condições logísticas para esse novo encontro que irá definir uma forma de trabalho e unidade dos mais de 30 conselhos já existentes no Município.
[3.] A ação da ACIFI, em andamento por sua Diretoria, cobrando do Prefeito de Foz do Iguaçu, a nomeação dos integrantes e do funcionamento dos conselhos, já criados por Lei.
[4.] A necessidade de definir uma agenda permanente de trabalho com reuniões mensais, utilizando-se por enquanto a sede do COMTUR, no Edifício Pedro Basso, centro.
[5.] Aprovada a sugestão de redigir e imprimir uma cartilha única para quem quiser informações básicas do Controle Social e de como participar de um conselho, informando como eles funcionam e como o cidadão pode acessar aos seus diversos serviços e usufruir dos benefícios previstos na legislação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário